Cidadania e Profissionalidade – Ficha de trabalho para DR2 contexto profissional (primeiro núcleo gerador) – fontes para consulta do tema “direitos e deveres laborais”

Educação e Formação de Adultos – Secundário

Área de Competência: Cidadania e Profissionalidade

Unidade de Competência 1

Núcleo Gerador: Direitos e Deveres

DR2 (contexto profissional)

TEMA: – Direitos e Deveres Laborais

NOME: ___________________________________________ DATA______________

 

Há vários sites na internet e bibliografia onde se podem consultar informações sobre a legislação específica do mundo do trabalho e com as versões mais actuais. O conhecimento de decretos-lei, artigos e legislação laboral promove o enriquecimento pessoal dos cidadãos. De facto, a consciência dos nossos direitos e deveres é essencial para viver em sociedade. Na actualidade, o domínio da informação confere-nos poder, sem esquecer que o desconhecimento das leis não serve de pretexto para o seu incumprimento. Portanto, estar actualizado neste domínio é sempre uma mais-valia a nível pessoal e profissional. Num mundo em constante mutação e competição, é de extrema importância dominar conceitos como: contrato a termo, período experimental, protecção da maternidade e paternidade, trabalho a tempo parcial, teletrabalho, segurança, higiene e saúde no trabalho, indemnização, revogação do contrato, despedimento por facto imputável ao trabalhador, exercício da actividade sindical na empresa, entre outros.

 

Fica aqui uma lista de fontes disponíveis para consulta de legislação e informação jurídica sobre direitos e deveres laborais:

  • Código do Trabalho;
  • Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia;
  • Constituição da República Portuguesa;
  • Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais;
  • Declaração Universal dos Direitos do Homem;
  • Pacto internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
  • Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos;
  • Regulamentos e códigos da empresa na qual o formando exerce actividade laboral;
  • Regulamentos internos do local de trabalho;
  • Organização Internacional do Trabalho (OIT em inglês International Labour Organization)
  • Lei de regulamentação do Código do Trabalho;
  • Contrato de trabalho do formando;
  • Publicação de legislação complementar e acessória no Diário da República. O Ministério do Trabalho, assim como os diferentes Ministérios regulamentam os sectores de actividade, sob sua administração, com legislação específica;
  • Gabinete jurídico dos Sindicatos (caso o formando se encontre sindicalizado).

15 Responses to “Cidadania e Profissionalidade – Ficha de trabalho para DR2 contexto profissional (primeiro núcleo gerador) – fontes para consulta do tema “direitos e deveres laborais””

  1. Teresa Antunes Says:

    Olá, boa noite. O meu nome é Teresa Antunes, sou professora de inglês e este ano pela primeira vez, calharam-me turmas de Cursos EFAS NS CLC. Gostaria, se possível, que me ajudassem e porventura me disponibizassem algum material (planificações, temáticas dos módulos, planos de trabalho, exercícios e fichas). Por favor dêem-me alguma ajuda porque me sinto perdida neste mundo de cursos EFA, sua terminologia e siglas (referenciais, guias de operacionalização, portefólios de aprendizagens, autobiografias, etc).
    Muito obrigada.

  2. barkpt Says:

    Cara colega Teresa Antunes,
    Estamos neste momento a elaborar diversos materiais pedagógicos, nomeadamente fichas e propostas de trabalho, planos de trabalho, guiões orientadores de reflexões para o PRA (Portfólio Reflexivo de Aprendizagens), fichas formativas, entre outros.
    Já agora, gostaríamos de deixar o convite, a todos os formadores que nos visitam ou que usam os nossos materiais pedagógicos, para que nos ajudem a enriquecer o nosso blog com materiais vossos e partilha de experiências no âmbito da formação. É nosso intento dinamizar este blogue e promover o diálogo activo e cooperante entre os intervenientes no programa novas oportunidades, com a finalidade de criar um espírito de ajuda mútua, de forma a superar as difuldadades criadas pela inexistência de manuais escolares para os cursos EFA e suas áreas de competência.

  3. Paula Lopes Says:

    Fui colocada a ministrar ciadania e profissionalidade na sec. de Mangualde pela 1ª vez e sinto-me muito perdida uma vez que o referencial é muito vago. Peço-vos por favor, que me enviem planificações de núcleo gerador, de sessões, materiais pedagógicos, fichas de trabalho, de forma a analisar e sentir que tenho uma base de trabalho pela qual me possa orientar…
    Desde já agradecida,
    Paula Lopes

  4. sabina Says:

    Boa tarde
    Também fui colocada pela 1.ª vez nos cursos EFA com Cidania e Profissionalidade na sec. de Condeixa. Também me sinto muito perdida, tal como a colega Paula. Assim, peço-vos por favor que me facultem planificações dos vários núcleos geradores, de sessões, materiais pedagógicos, fichas de trabalho.
    Sabina Ferreira

  5. Anabela Says:

    Boa noite!!
    Também eu preciso de ajuda para levar a cabo a minha nova função como formadora em CP. Os núcleos geradores, os domínios de referência são muito abrangentes, vagos para quem é de Geografia e responsável. Sempre aceitei desafios na educação, sempre me actualizei, mas agora estou muito perdida.

    Desde já muito grata pela ajuda que me possam dar nas planificações e materiais para iniciar esta nova fase da minha vida como professora.

    Anabela

  6. Alexandra Says:

    olá. estou a tirar o RVCC nível secundário e preciso de fazer um trabalho de confronto ao referencial em todas as competências,a nível de STC e de CLC encontro fichas exemplo de evidência mas na área de CP não encontro fichas de exemplo, poderiam dar-me uma ajuda.
    Alexandra

  7. Ana P. Says:

    Estou a iniciar o meu trabalho em rvcc, se alguém me poder ajudar, enviando-me alguns trabalhos para me ambientar ficaria muito grata.

  8. F. Pereira Says:

    Olá. Sou professora de Matemática e este ano pela primeira vez, calharam-me turmas de Cursos EFAS NS STC. Gostaria, se possível, que me ajudassem e porventura me disponibizassem algum material (planificações, temáticas dos módulos, planos de trabalho, exercícios e fichas). Por favor dêem-me alguma ajuda porque me sinto perdida neste mundo de cursos EFA, sua terminologia e siglas (referenciais, guias de operacionalização, portefólios de aprendizagens, autobiografias, etc).
    Muito obrigado.

  9. Ana Says:

    Bom dia!
    Alguém pode ajudar a encontrar material para dar CP a um EFA?
    De STC tenho algumas fichas que posso facultar a colegas interessados e que me possam ajudar com CP.
    Obrigada

  10. Gilberto Ferreira Says:

    Estou a iniciar o meu trabalho em rvcc, se alguém me poder ajudar, enviando-me alguns trabalhos para me ambientar ficaria muito grato.

  11. P. Rosa Says:

    Boa noite colegas,
    Também vou dar Cidadania e Profissionalidade se tiverem planificações e fichas de trabalho, outros materiais, ficar-lhes-ia muito grato se mos disponibilizassem.

  12. Armanda Teixeira Says:

    Boa tarde!!
    Fui colocada para leccionar CP Efa Secundário, e sinto-me perdida/ desorientada como formadora de CP, quando mais leio mais confusa estou.. Já leccioeni aulas de CMA e HSST a Cef e A I a cursos profissionais mas isto é muito diferente
    Godtaria de saber se me podiam enviar planificações actividades/ materiais para me ajudar, estou a leccionar o uC 1 Dr 2,4; UC 2 dr 2,3 e UC 3 Dr 1,4
    Agradeço desde já a vosssa atenção e consideração

    Armanda

  13. Bruno Says:

    Boa tarde! Tal como a colega, também fui seleccionado para leccionar EFA Secundário de CP e CLC. Apesar de andar a tentar reunir material, agradecia ajuda, tanto a nível de material como de planificações.

    Agradeço a atenção
    Bruno Luís

  14. angelA Says:

    Alguem podia fornecer um guia para descodificar CP mas viavel?obg

  15. Sónia Says:

    Boa tarde! Fui seleccionada para leccionar EFA,a um curso profissional de cozinha CE (B3)onde tenho de abordar os temas “Organização política dos estados democráticos”, “Organização económica dos estados democráticos”. Apesar de andar a tentar reunir material, agradecia ajuda, tanto a nível de material como de planificações.

    Agradeço a atenção
    Sónia Maria

Leave a Reply